terça-feira, 21 de julho de 2009

A importância da busca pela melhor fonte para a notícia

Em muitas oportunidades, quando estava a frente do trabalho de gestão da Comunicação, tive o cuidado de sempre buscar a melhor fonte para atenter a alguma demanda jornalística, uma pauta e construção de uma notícia.
Um cuidado que sempre deve ser tomado por quem representa o agente facilitador no atendimento do profissional de imprensa.
Gostaría de destacar nesta minha reflexão dois aspectos importantíssimos. nesta relação.O primeiro é relativo ao respeito que devemos ter pelo profissional de imprensa, independentemente do veículo que ele representa. Não posso jamais definir o bom atendimento em função da audiência e nome do Canal, revista, rádio ou jornal.
Quando atendemos a um jornalista, devemos tratá-lo de forma cordial, com respeito e buscando auxiliar no que for possível para que o mesmo possa desenvolver o seu trabalho, nos prazos requeridos, com a maior aderência à verdade e atendimento da pauta. produzindo um bom trabalho.
Um segundo aspecto deve estar relacionado ao contato com a melhor fonte para a notícia e neste caso não devemos nos preocupar com posições hierárquicas nas empresas ou esferas de Governo.
Um grande exemplo público que tivemos recentemente foi a busca de notícia pelo estado de saúde da adolescente de Sto André, vítima de um crime passional, junto ao Palácio dos Bandeirantes na cidade de São Paulo, assessoria do Governador etc.

Quando ouvi a notícia no rádio, me perguntei: será que a equipe médica que está diante do atendimento da jovem no Hospital em Santo André não estava na melhor condição de falar a respeito do seu quadro clínico?

Algumas horas depois, observei que o fluxo adequado foi restabelecido e a informação mais adequada pode ser obtida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário