segunda-feira, 20 de julho de 2009

Estou dentro de uma Crise ? Quando iniciar uma reação ?

Não obstante toda a complexidade que envolve um trabalho eficiente de Gerenciamento de Crises, existem algumas questões que em toda crise onde estive envolvido me chamava bastante a atenção.

Estamos ou não diante de uma Crise ?
O fato pode potencializar uma Crise ?
A organização tem a percepção para as possibilidades e danos que podem ser causados ?
As pessoas estão preparadas e disponíveis para atender na hora certa ao chamado para início do Gerenciamento da Crise ?

Boas e prontas iniciativas adotadas na hora certa evitavam a entrada em uma nova Crise, gerando menos custos, esforços e menor dano pela reação no momento apropriado.

Mas o X da questão era sempre em que momento reagir ?

Em todas as minhas experiências em crises acompanhadas, algumas inclusive de natureza pública afetando grandes organizações, em geral o negligenciamento e demora na reação certamente traz componentes que tornam o gerenciamento da Crise muito mais complexo.
Um pequeno episódio envolvendo um produto da sua Cia em uma pequena cidade do interior do país pode possuir desmembramentos com conotações de âmbito Nacional e Internacional.
Afinal de contas no ambiente da Blogosfera as comunicações e mensagens seguem na velocidade da Luz!
A resposta a pergunta sobre o melhor momento da reação e início do gerenciamento tem apenas uma opção!
Reagir assim que tomar conhecimento dos primeiros sinais de um fato que pode precipitar uma crise. Um bom profissional de comunicação, atento a todos os fatos que envolvem a organização que representa estará adotando as primeiras medidas, muitas vezes antes de qualquer percepção pela própria organização e seus membros.
Lembrem-se também que toda organização em sua história estará sujeita a enfrentar uma Crise, sendo que quanto mais a marca corporativa ou de produtos é reconhecida públicamente, maiores são as chances de grandes repercussões no noticiário, o que leva a maiores complexidades no processo de gerenciamento, exigindo profissionais e Agencias de comunicação com experiências no tema com ações sempre no momento certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário